top of page

we#publishBlog

Algum destes e de muitos outros conteúdos escritos pelo time, pode ser um bom ponto de partida para suas necessidades.
Boa leitura! 

  • Foto do escritorContent House

Book de estudo e concepção de projetos: entenda a importância

Atualizado: 8 de mai. de 2023

A concepção de projetos com foco na prospecção, relacionamento e fidelização de clientes faz parte do planejamento das ações de marketing. Essas ações devem ser elaboradas por todas as empresas que desejam atingir seus objetivos mercadológicos.


Para isso, esses projetos podem ser voltados para a marca da empresa e também para um serviço ou produto específico. Assim, a concepção de projetos tem uma função estratégica, sendo utilizada como uma ferramenta para as empresas que desejam se manter competitivas em seus mercados de atuação, utilizando, para tanto, determinadas estratégias de marketing.


Um book de estudo e concepção de projetos é a base de todas as ações para a equipe de marketing realizar as ações necessárias em médio e longo prazo, com o objetivo de oferecer diferenciais competitivos para a organização. A reunião de informações para a concepção dos projetos é o caminho para o departamento de marketing contribuir para o crescimento da empresa e deixar de ser visto apenas como um setor de apoio.

Pensando nisso, separamos alguns passos para viabilizar a concepção de um projeto, revelando, assim, qual a importância dele. Acompanhe!


Identificação do público-alvo

A identificação do público-alvo consiste em diagnosticar qual é o perfil do seu consumidor: onde ele está, quais são suas preferências de consumo e o quanto ele está disposto a pagar por determinado produto ou serviço. Essas são questões que devem ser respondidas quando se realiza um book de estudo de concepção de projetos.

Esse estudo é feito dentro do mercado em que o negócio está inserido. Ele demonstra dados valiosos para a elaboração de um eficiente plano estratégico de ações. A identificação de um público-alvo bem definido precisa nortear as ações de marketing para otimizar tempo e recursos financeiros.


Reconhecimento dos stakeholders envolvidos nos processos

Os stakeholders são todas as pessoas envolvidas na concepção de projetos. Eles são os clientes, fornecedores, concorrentes, gestores da empresa, entre outros. É fundamental que os stakeholders sejam identificados logo no início do projeto, pois eles influenciam nas restrições e nos requisitos de gerenciamento do trabalho.

Essa identificação auxilia, inclusive, na avaliação e gerenciamento dos riscos do projeto.


Pesquisa ampla sobre o mercado

A viabilização de uma concepção de projetos requer o conhecimento aprofundado das necessidades do mercado. Isso porque é nesse momento da pesquisa que surgirão ideias inovadoras que culminarão em soluções criativas para as carências e dificuldades do nicho em que você está inserido.


Também é preciso fazer uma análise da concorrência para conhecer muito bem as oportunidades e, assim, poder disputar uma fatia dela. Por meio da realização de uma pesquisa mais detalhada, você tem condições de reconhecer pontos fortes e falhas existentes nos processos.


E o mais importante: revelar segredos que levaram a concorrência a se destacar e obter o sucesso naquele segmento de mercado.


Definição clara de metas e objetivos

Fazer um book de estudo e concepção de projetos significa conhecer o mercado e o público-alvo de maneira a entender o que você precisa fazer para se destacar da concorrência, apresentando soluções inovadoras para suprir a carência das necessidades existentes.


Isso requer dedicação, tempo e persistência. Somente assim seu planejamento tornará possível apresentar objetivos concretos e, com base em estudos, você poderá traçar metas alcançáveis em um período de tempo determinado.


Estudo da viabilidade econômica

O estudo de viabilidade econômica e financeira faz parte da concepção de projetos. Nele, é mensurado a viabilidade do projeto por meio de indicadores financeiros, e o resultado dependerá do investimento inicial estimado.


Esse estudo deve ser feito sempre que um novo projeto estiver em fase de avaliação. O grande benefício desse tipo de análise é conseguir visualizar o real potencial de retorno do investimento no projeto.


Teste do produto ou serviço

Antes de colocar o produto ou serviço no mercado, é preciso testá-lo. No caso de uma ferramenta digital, é importante fazer um mockup da ferramenta, realizar os testes internamente e rever todos os processos antes de levá-lo ao mercado.

Essa etapa leva algum tempo e deve constar no cronograma de estudo de viabilidade do projeto. Os stakeholders também precisam ser envolvidos para garantir a eficiência da ferramenta.


Criação de métricas de resultados

Mensurar resultados é tão importante quanto o seu desenvolvimento e aplicação. Para tanto, você precisa estabelecer alguns indicadores de desempenho de curto e longo prazo. São esses indicadores que dirão se a estratégia é adequada ou precisará de correções para redefinir as metas.

Sem essas informações, torna-se complicado agir com relação ao futuro do projeto, o que coloca em risco o sucesso do empreendimento. Nessa questão, o planejamento de marketing é imprescindível para dar uma direção que leve o negócio ao sucesso almejado.


Case de sucesso da Tritone: Bradesco Universitário

A nova versão do aplicativo Bradesco Universitário foi desenvolvida pela Tritone especialmente para facilitar a rotina de quem está na faculdade. A concepção do projeto foi realizada com proposta de novas features, com foco na usabilidade, criação do novo conceito visual e foco na performance do aplicativo.


O objetivo é oferecer um serviço aos universitários e agregar valor à marca do cliente Bradesco, visto que os universitários são investidores potenciais em médio e, principalmente, logo prazo. Portanto, fidelizá-los desde já é fundamental. Entre as funcionalidades do aplicativo, estão:

  • notas e faltas: além de registrar as notas, com essa funcionalidade, o universitário não vai mais esquecer quantas vezes esteve ausente;

  • grades de horários: na correria da rotina universitária, essa funcionalidade auxilia os estudantes com lembretes das aulas que acontecem todos os dias;

  • grana da galera: na faculdade, nada mais comum do que dividir gastos com o pessoal da classe. O aplicativo chega para auxiliar nesse processo.

  • Além de ferramentas ligadas à vida universitária, o aplicativo também oferece outros recursos para facilitar a vida do cliente Bradesco:

  • minha conta;

  • vídeos;

  • chave de segurança;

  • cursos;

  • depósito de cheque;

  • benefícios/parceiros.

A partir de uma análise profunda no cenário do negócio, a Tritone é capaz de combinar inovação e criatividade a um planejamento estratégico que ajuda as marcas a atingirem seus clientes nos canais mais importantes e significativos, por meio da concepção de projetos.

Quer saber como podemos ajudar você na concepção de seus projetos? Então entre em contato conosco!


141 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page