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Algum destes e de muitos outros conteúdos escritos pelo time, pode ser um bom ponto de partida para suas necessidades.
Boa leitura! 

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5 benefícios da produção de conteúdo na sua estratégia de marketing

Atualizado: 21 de abr. de 2023

Atualmente, o processo de compra de um produto ou contratação de um serviço é orientado e definido por uma palavra: informação.


Ela é a ferramenta que o consumidor 3.0, ultraconectado, utiliza para identificar necessidades, conhecer produtos, comparar opções e avaliar fornecedores. Este é apenas um dos benefícios da produção de conteúdo, ferramenta indispensável para o sucesso de sua estratégia de marketing.

Quer conhecer os outros benefícios e entender o papel que eles desempenham na decisão de compra do consumidor? Continue a leitura e descubra como o conteúdo é fundamental para o marketing nos dias de hoje.


1. Aumentar o número de leads gerados

Na era digital, a geração de leads é uma etapa essencial para a conquista do cliente. Trata-se do momento em que ele aceita começar um relacionamento com a marca. A partir daí, a empresa tem a permissão de enviar informações capazes de auxiliar na decisão de compra.

Isso mostra o quanto a produção de conteúdo relevante para a persona é importante em uma estratégia de marketing digital. São os temas abordados pela empresa que atraem a atenção do leitor para o blog da companhia - e não necessariamente para seu produto ou serviço.

Funciona assim: o usuário da rede tem um problema ou dúvida. Ele busca uma resposta ou solução nos mecanismos de busca, como o Google. Ele encontra no blog da sua empresa um conteúdo capaz de informá-lo e satisfazer suas necessidades. Ao reconhecer a autoridade com que você fala sobre o assunto, o visitante estabelece uma relação de confiança com a sua marca e, aos poucos, pode se tornar um lead.

Percebe a relação? Esse leitor estava em busca de conteúdo e assina a sua newsletter ou baixa seu e-book também com essa finalidade: obter mais conteúdo. A repetição é proposital e mostra como esse elemento é importante para atrair e gerar leads. Essa decisão inicia a sua oportunidade de conduzi-lo pelo funil de vendas e gerar negócios.


2. Qualificar a audiência: talvez um dos maiores benefícios da produção de conteúdo

As empresas que trabalham com prospecção sabem quanto esforço esse tipo de atividade exige. É possível que um vendedor passe horas em um processo que se parece com a procura de uma agulha no palheiro.

Nesses casos, a equipe de vendas deve entrar em contato com uma lista imensa de contatos para sondar um possível interesse em seu produto ou serviço. Como nem sempre a audiência abordada tem aquela necessidade ou a reconhece, as taxas de conversão costumam ser baixíssimas.

Com o marketing de conteúdo, você evita que isso aconteça. Ele otimiza o tempo dos vendedores, que receberão uma lista de leads qualificados para abordar. São consumidores que já passaram por outras etapas da jornada de compra, demonstraram interesse, se relacionam com a marca por meio do seu conteúdo e estão predispostos a efetuar a compra.

Vendedores que abordam uma audiência já qualificada apresentam um desempenho melhor. O esforço conjunto do time de vendarketing (vendas + marketing) aumenta significativamente as taxas de conversão e, consequentemente, os lucros da sua empresa.


3. Melhorar a percepção de valor da marca

Existem dois fatores extremamente importantes para a imagem de uma marca. Um deles se refere aos aspectos técnicos e outro, à sua capacidade de se relacionar e atender bem aos seus clientes.

A produção de conteúdo contribui para uma percepção positiva nesses dois quesitos. O material publicado tira as dúvidas dos leitores, mostra que a empresa conhece suas necessidades de forma profunda e oferece uma solução tecnicamente satisfatória.

Desta forma, a marca se torna uma referência no mercado em que atua, ou seja, uma formadora de opinião. Seu conteúdo é reconhecido como eficaz para solucionar as dúvidas do público-alvo e usado como parâmetro para avaliar outros fornecedores.

Mas não é só isso. A produção de conteúdo recorrente também cria um forte relacionamento com o cliente. Em um primeiro contato, ele sente que não existe, por parte da empresa, qualquer tentativa de enganá-lo ou oferecê-lo um produto que não atenda suas necessidades.

Em outras palavras, quando o conteúdo é realmente educativo e relevante, o consumidor se dá conta de que a empresa contribui para o seu sucesso. Ele percebe que trata-se de uma relação ganha-ganha, em que as duas partes são beneficiadas com a aquisição - e não de uma exploração de suas vulnerabilidades.


4. Diminuir o tempo de decisão do lead

O conteúdo relevante e bem elaborado é uma estratégia eficiente para acelerar a jornada de compra. Explicações claras e exemplos concretos ajudam o consumidor a entender rapidamente a efetividade da solução apresentada.

Desta forma, os clientes passam pelo funil de vendas em menos tempo. O intervalo entre a conscientização e a decisão é otimizado, multiplicando a quantidade de negócios realizados e garantindo um resultado positivo ao seu faturamento.

Além disso, quando são contatados pelos vendedores, os leads já conhecem sua marca e seu produto. Assim, o esforço de ambos os lados diminui, permitindo que sua equipe feche o negócio com mais facilidade, aumentando a produtividade do time de vendas e reduzindo o custo de aquisição do cliente (CAC).

E já que falamos em CAC, outro ponto que merece destaque é a escalabilidade, outro dos grandes benefícios da produção de conteúdo. Enquanto cada vendedor consegue abordar um único lead por vez, um mesmo blogpost, por exemplo, pode orientar diversos leads ao mesmo tempo.

Trata-se de uma estratégia capaz de potencializar os seus esforços de vendas e que ainda fica disponível 24/7, ampliando suas oportunidades de alcançar consumidores.


5. Educar a persona

Uma boa estratégia de conteúdo é aquela que não foca apenas em seu produto. Ela aborda assuntos específicos do nicho que atende, tornando-se uma referência importante para sua persona.

Essa postura tem um impacto considerável não só na venda, mas também no pós-venda. Em um primeiro momento, ela ajuda o consumidor a criar consciência de uma necessidade que ele sequer havia percebido.

A identificação de uma necessidade é fundamental para a sua persona iniciar a jornada em direção à compra. Ela leva à busca pelo conhecimento, ao desejo de satisfazê-lo e, finalmente, à decisão.

Educar sua persona traz ainda outros resultados. Como o lead tem acesso a muita informação antes da compra, isso contribui para que ele não crie expectativas irreais sobre seu produto.

O cliente terá, então, o conhecimento necessário para obter a melhor experiência possível no pós-venda. Ele já saberá o papel de cada recurso e como utilizá-lo de maneira correta para alcançar o resultado esperado.

Percebeu como os benefícios da produção de conteúdo impactam diretamente nos resultados do seu negócio? Conheça outras estratégias digitais eficientes para destacar sua empresa no mercado e atrair consumidores. Assine a nossa newsletter e receba sugestões imperdíveis diretamente em seu e-mail!


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