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Entenda como a otimização do site ajuda a gerar leads para sua empresa

Atualizado: 8 de mai. de 2023

Com a atualização constante da tecnologia, o surgimento de novas ferramentas e as modificações nos sistemas de posicionamento das informações relevantes estar na mira do cliente torna-se, mais do que um objetivo, um desafio.

Está cada vez mais difícil se destacar no ambiente online. Com a atualização constante da tecnologia, o surgimento de novas ferramentas e as modificações nos sistemas de posicionamento das informações relevantes estar na mira do cliente torna-se, mais do que um objetivo, um desafio.

No entanto, adotar algumas medidas pode ser definitivo para consolidar sua marca no hall das mais visitadas e, consequentemente, mais consumidas. A otimização do site é uma delas.

No post de hoje, vamos conhecer as vantagens do processo de otimização através de algumas dicas para garantir retorno rápido e efetivo em sua estratégia de marketing. Confira!


O que é a otimização do site?

Para que você possa aproveitar ao máximo o conteúdo oferecido por aqui, vamos começar esclarecendo o conceito de otimização do site.

Otimizar é ajustar as potencialidades do site para que possam operar da forma mais efetiva possível, tornando-o destaque para os mecanismos de busca. Isso quer dizer que será necessário fazer ajustes na programação e no conteúdo do portal para que ele se adeque aos padrões exigidos pelo mecanismo em questão.

A otimização de sites também é conhecida como SEO, que, em livre tradução, significa "Otimização para mecanismos de busca".


Por que fazer a otimização do site?

Investir em SEO pode impactar diretamente na forma como suas conversões de venda são feitas. Muitos benefícios surgem de forma rápida e efetiva com uma boa otimização do site.

Conheça alguns desses benefícios abaixo.

Melhora no ranqueamento

Ter um site otimizado significa estar entre as primeiras indicações dos mecanismos de busca. Isso significa que, dentre todos os concorrentes, seu portal foi eleito pelo Google ou pelo buscador em questão como uma das melhores opções para dar ao consumidor a resposta procurada.

Sabemos que, para um potencial cliente, ver um site posicionado pelo Google entre os primeiros resultados orgânicos (ou seja, que não injetaram nenhuma quantia em dinheiro para que aquele conteúdo fosse exibido em destaque) diz muito sobre sua seriedade e credibilidade, e é um dos fatores determinantes para a decisão de compra.

Geração de audiência com potencial de conversão

O grande objetivo dos mecanismos de busca é aperfeiçoar cada vez mais seu processo para oferecer ao usuário a solução ideal para aquilo que é buscado.

Isso significa que, com base nos dados otimizados no próprio site - autoridade construída, localidade indicada no portal, engajamento e menções à página em outras redes sociais - o buscador varre e seleciona, entre a varredura, os resultados que se mostram mais adequados ao que é procurado, levando em conta essa série de fatores.

Com o resultado ideal em mãos, crescem as chances de que haja, de fato, a entrada no processo de venda.

Aumento no número de leads qualificados

Intimamente ligado ao benefício citado acima está a geração de leads qualificados. Quando se trabalha a otimização do site ou página de forma efetiva, crescem também as chances de captar contatos cada vez mais aptos para a venda.

Um site otimizado oferece muito mais do que apenas ofertas e produtos. Muitas vezes, o usuário ainda não está totalmente consciente de sua necessidade, e recorre ao buscador para refinar a pesquisa.

Se seu portal possui um conteúdo bem trabalhado sobre o segmento, abarcando diversas particularidades do tema e apresentando, para diferentes questionamentos, soluções práticas e com credibilidade, ele pode se tornar um grande gerador de leads.

Para mostrar que um bom trabalho de SEO realmente influencia na aquisição de leads, veja esse dado: de acordo com pesquisa da Inside View Archived Page, profissionais de marketing B2B com blogs têm 67% mais leads do que aqueles que não apostam tanto no conteúdo como estratégia de diferenciação e otimização.

Como otimizar seu site?

Viu só como uma boa otimização do site pode trazer vantagens incríveis à sua estratégia? Agora, chegou a hora de entender os passos fundamentais para fazer com que o trabalho traga resultados contínuos e cada vez melhores.

Faça um bom estudo de palavras-chave

Saber manipular palavras-chave é um dos fatores principais para determinar o sucesso de uma estratégia de SEO.

O estudo das palavras-chave ideais para posicionar seu site entre os primeiros na busca orgânica possui uma série de variáveis, como:

  • objetivo da estratégia;

  • tipo de palavra (head tail, ou palavras curtas, que geralmente possuem um altíssimo tráfego de buscas, ou long tail, expressões completas, muito mais específicas);

  • persona adequada.

A etapa de planejamento das palavras-chave merece atenção especial, pois determina o universo de concorrentes e a fatia do público-alvo que será atingida pela ação de SEO de sua marca.

Invista nos fatores on page e off page

Para destacar seu site no mar de concorrentes, é necessário estar atento a todos os fatores elencados pelos mecanismos de busca como sendo relevantes no processo de ranqueamento.

De forma resumida, esses fatores podem ser divididos em on page e off page.

Os fatores on page referem-se à página em si, e mostram ao buscador que o conteúdo oferecido ali está conectado com as palavras-chave buscadas pelo usuário.

Para exemplificar, alguns dos fatores on page analisados pelo Google são:

  • extensão e qualidade do conteúdo;

  • título dos conteúdos dentro e fora do site (SEO Title);

  • uso das palavras-chave no site;

  • URLs amigáveis;

  • segmentação do conteúdo por ordem de relevância (Heading tags);

  • imagens bem trabalhadas (em termos de tamanho, definição e alt text, ou descrições literais das imagens que vêm inseridas por trás delas);

  • design responsivo e layout atrativo.

Os fatores off page, por sua vez, são externos ao site e evidenciam, para o Google, a credibilidade e autoridade do material oferecido ao usuário. Alguns dos fatores off page para um bom ranqueamento são:

  • autoridade;

  • localidade;

  • engajamento e menções em redes sociais;

  • indicações de outros sites (ou link building).

Aprimore seu CRO

O CRO (em português, otimização da taxa de conversão), permite a potencialização dos recursos de uma estratégia de marketing digital voltados para a conversão.

Isso significa que com boas estratégias de CRO é possível reduzir o número de visitantes que não interage com seu portal da forma definida no planejamento.

Um bom CRO é feito com base em testes - que permitem a avaliação e constante reestruturação das abordagens - e processos bem elaborados de classificação de leads, evitando que conteúdos inadequados sejam mostrados para potenciais consumidores em fases diferentes da jornada de compra.

Além dos fatores mencionados acima, saber aproveitar a popularidade de conteúdos e utilizar ferramentas de automação - como os chatbots - capazes de tornar o processo mais fluido e atrativo ao potencial cliente são mais alguns trunfos para garantir um CRO efetivo.

Percebeu como investir na otimização do site pode tornar seu marketing digital ainda mais bem-sucedido? Gostaria de dividir suas experiências sobre essa estratégia conosco? Ainda tem alguma dúvida? Deixe um comentário!


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